referência sugerida
BOTELHO, André. Anatomia do medalhão. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 17, n. 50, Oct. 2002.
clique aqui para ler
__________________________________________________________________________________
8 de março de 2009
Parâmetros para análise do documento histórico
1. o texto (o que está sendo dito?; não se trata exclusivamente da “mensagem”)
1.1 os argumentos ideológicos: as teses propostas explicitamente; as idéias sugeridas de forma velada (questão: há, no interior do grupo, conflito/consenso em torno delas?);
1.2 a retórica política: a natureza da linguagem, o tipo do discurso (legal, jurídico, político, ideológico, social etc.), as regas da escrita, os lugares-comuns (o que não precisaria ser “explicado” à audiência);
2. o contexto (em que situação/momento ele é produzido?; não se trata simplesmente da “conjuntura” como se o recurso a ela pudesse explicá-lo)
2.1 o contexto histórico (ou contexto real):
2.1.1: o momento político, a conjuntura (fatos);
2.1.2: a estrutura política (processos)
2.1.3: o “lugar” que o documento adquire, i.e., seu significado “histórico”, tal como percebido pelos seus contemporâneos, e tal como atribuído pelos pósteros;
2.2 a intertextualidade (ou contexto discursivo):
2.2.1: este é um documento único?
2.2.2: ou ele faz parte de uma série de documentos?
2.2.3: essa série é homogênea (consenso) ou heterogênea (conflito de posições)?
3. a autoria (quem fala através do documento? que agentes sociais/históricos podem ser encontrados?; não só aquele responsável por sua redação, mas os interesses/valores que falam através dele)
3.1 os protagonistas do discurso: quem fala
3.1.1: o “Sujeito” do discurso, i.e., em termos sociológicos, os “representantes sociais”;
3.1.2: as “Forças Sociais” por trás ou que apóiam o discurso, i.e., em termos sociológicos, os “interesses sociais” expressos pelo discurso;
3.2 os destinatários do discurso: para quem se fala realmente/idealmente
3.2.1: os apoiadores (tanto a audiência direta, quanto a audiência indireta);
3.2.2: os criticados (tanto a audiência direta, quanto a audiência indireta);
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
caso queira uma resposta, deixe seu e-mail.